O Muro de Rothenburg ob der Tauber


Hoje venho com uma história muito bonita e interessante sobre o Muro de Rothenburg ob der Tauber, aquela cidade lindíssima do interior da Alemanha, que mais parece com um presépio. Trata-se de uma cidade medieval, portanto cercada por muros, já que é uma das características das cidades dessa época. Os muros justificam-se pela proteção contra constantes ataques que objetivavam a tomada e a conquista dessas cidades.

Pois bem, o Muro de Rothenburg é um dos charmes de uma cidade completamente charmosa. O visitante se sente realmente envolto por um clima medieval, incluindo aquela sensação de mistério. Mas quanto Tiago e eu fomos prestar atenção na história da cidade, descobrimos que aquele muro lindo podia não estar mais ali, assim como toda a cidade em si.

Aconteceu na Segunda Guerra Mundial. O exército alemão buscou refúgio em Rothenburg, por se sentir acuada pelos exércitos aliados. Porém, houve a constatação de que o exército estava por lá, e resolveram bombardear a cidade. E foi o que fizeram. Mas os Deuses definitivamente não queriam que Rothenburg fosse reduzida a pó assim e, no dia marcado para o bombardeio aéreo, nublaram o céu da cidade, atrapalhando a visão dos pilotos dos exércitos aliados. Dessa forma, a única coisa que puderam fazer foi jogar bombas aleatoriamente, errando a maior parte, acertando umas poucas em um trecho do muro da cidade, sem contudo acertar as construções das casas e igrejas. Apesar de ter acabado com parte do Muro, foi um alívio geral pelo fato de a cidade ter continuado inteira.

Aí vem a pergunta: "se o muro foi destruído, o que ele está fazendo na foto acima, inteiríssimo?". Calma que vou explicar agora. A cidade de Rothenburg ob der Tauber é uma cidade pequena, e era mais ainda na época. Seus cidadãos se conheciam e eram unidos pelo sentimento de amor pela cidade. O que aconteceu então foi uma mobilização entre seus cidadãos, dirigindo-se ao mundo todo, para a arrecadação de recursos afim de reconstruí-lo. A ideia era ter novamente a cidade assim como ela era, e aqueles que ajudassem, teriam seus nomes em placas de ferro que seriam pregadas ao longo do novo Muro da cidade. E foi o que aconteceu. Muitas pessoas doaram dinheiro, e o que podemos ver hoje ao visitar a cidade, é um muro igualmente lindo, com várias placas pregadas ao longo de seu comprimento, com nomes das famílias doadoras, que se sensibilizaram por um patrimônio da cidade destruído por uma crueldade chamada guerra.

Então é isso, se você caro leitor puder ir à linda Rothenburg ob der Tauber, não deixe de observar o Muro. A cidade em si já se torna digna de ser observada por dias a fio, mas o Muro compõe esse cenário medieval, e para falar a verdade, é um dos grandes responsáveis pela cidade se tornar um dos melhores momentos da minha vida de turista!

Você acha que não? Tem mais histórias envolvendo Guerra x Rothenburg ob der Tauber.

Aguardem...

Read Users' Comments (1)comentários

1 Response to "O Muro de Rothenburg ob der Tauber"

  1. raphinadas, on 26 de outubro de 2013 16:42 said:

    Adorei essa história. estou curiosa para ver o muro pessoalmente um dia.

Postar um comentário