A Joia Chamada Allianz Arena


Você gosta de viajar? E de futebol, você gosta? Pois é, eu também! Por isso que para mim foi perfeita a combinação "viagem à Munique + Allianz Arena".

 Todo mundo já ouviu falar do time do Bayern de Munique e sua poderosa arena, onde é praticamente invencível. Sempre admirei tudo que está relacionado à Alemanha, mas foi o namorado que me fez gostar cada vez mais do Bayern, a ponto de torcer mesmo e acompanhar quase todos os jogos e campeonatos. Aí então foi aquele pensamento constante: "Se um dia formos a Munique, é claro que vamos ao Allianz Arena". E a deixa foi ano passado, quando já morávamos em Berlin e resolvemos conhecer Munique, em uma viagem linda de 5 dias pela cidade.

 Não preciso nem falar que já no primeiro dia corremos para o estádio né? Deixamos as malas no hotel, e já saímos cheios de energia em busca da estação principal da cidade, na Marienplatz, para de lá seguirmos para o gigante da Baviera. Lá pegamos um metrô subterrâneo azul (Fiz questão de citar a cor porque em Berlin são todos amarelos. Não que isso seja algo relevante), e depois de uns 15 minutos, Tiago fala "é essa estação, vamos descer". No auge da minha inocência, achei que ia sair do metrô e cair no gramado do Allianz, - exageros à parte - mas ao sair, não vi nada. Ok, vamos andar. Andamos pela estação só nós dois, mais nenhuma alma viva, subimos suas escadas e seguimos por uma ponte comprida, que logo perdeu sua cobertura e nos deixou expostos ao frio congelante de Munique. Já estava começando a me aborrecer, quando ouvi do Tiago um "Nossa, olha o tamanho dele!", e ao olhar para a minha esquerda, lá estava ele, o "nosso" Allianz Arena, lindo, branco, enorme, contrastando com o fim de tarde da cidade. É realmente uma vista e tanto, coisa de se ficar olhando por tempos e tempos. Ele ainda estava um pouco longe de nós, então resolvemos caminhar um pouco mais depressa para chegarmos até ele o mais rápido possível, antes de escurecer por completo, e poder tirar fotos como a que está nesse post.

 Foi a realização de um sonho, nunca achei que fosse me emocionar tanto com um estádio de futebol, mas a casa do Bayern de Munique foi realmente um marco na viagem. Ficamos imaginando o movimento por ali em dia de jogo, quantos repórteres do mundo inteiro estiveram ali no dia da abertura da Copa do Mundo de 2006, e como aquele espaço enorme, onde estávamos só nós dois, comporta geralmente a torcida e fans de um dos maiores times do mundo.

Para quem não sabe, dentro do Allianz Arena tem a loja oficial do Bayern de Munique, que ocupa um andar inteiro com tudo que um fan pode querer do seu time: camisas (masculinas, femininas e infantis), uniforme, mochilas, canecas, escovas de dente, miniatura do ônibus do time, almofadas (para sentar no estádio), vinhos, bolsas, carteiras, cachecóis, canetas, cadernos, conjuntos de cama, mesa e banho, dentre outros. Tiago e eu não saímos de lá de mãos abanando, lógico!

 Resolvi falar do Allianz Arena hoje, porque ontem vimos um documentário sobre ele, que o acompanhou desde o início de sua construção até o dia da inauguração, no dia 30 de Maio de 2005, um ano antes da Copa do Mundo de 2006, sediada pela Alemanha. Seguem abaixo algumas curiosidades sobre ele que aprendi com esse documentário:

 - É o estádio oficial dos 2 times de Munique, o TSV 1860 Munique e o famoso Bayern de Munique;

 - Foi elaborado pelos arquitetos Suíços Herzog & de Meuron;

 - Teve seu projeto inspirado no Coliseu, de Roma, por ser oval, e em um estádio inglês, por ter arquibancada bastante inclinada;

- 34 graus, o máximo que se consegue inclinar uma arquibancada;

 - Foi construído em tempo record, 33 meses apenas, devido à pressa de inauguração para a Copa do Mundo de 2006;

 - É constituído de painéis em forma de diamante, que são à prova de fogo, testados em laboratório com fogos de artifício. O fogo não se alastrará caso haja algum problema do tipo;

 - Foi planejado para ser evacuado em tempo record, em situações de emergência. Seus 66 mil torcedores - capacidade de assentos do estádio - conseguem deixar o Allianz Arena em 15 minutos apenas. No caso do Maracanã, por exemplo, o tempo gasto seria de 2 a 3 horas.

 - O estádio à noite fica aceso, tendo a possibilidade de 3 cores: o vermelho, o branco e o azul. Quando o Bayern de Munique está jogando, fica acesa a cor vermelha. Quando é o outro time da cidade, o TSV 1860 Munique, é a cor azul. E quando é a seleção alemã, a cor é o branco.

 Então, gostaram do Allianz Arena? É uma dica e tanto para quem vai visitar Munique. É definitivamente uma parada obrigatória. Dia 19 de Maio próximo tem a final da Champions League lá, com o confronto de Bayern de Muinique, time da casa, e o time inglês Chelsea. Será uma festa e tanto, e nem preciso falar para quem estarei torcendo, né? ;)

 http://www.allianz-arena.de/en/

Read Users' Comments (2)

2 Response to "A Joia Chamada Allianz Arena"

  1. Unknown, on 1 de junho de 2013 às 16:57 said:

    era mesmo muito grande a loja do FCBAYERN?

  2. Roberta , on 19 de junho de 2013 às 22:45 said:

    Olá, João, tudo bem?
    Desculpe-me pela demora da resposta.

    Respondendo sua pergunta, sim! A loja é muito grande. Ocupa um andar inteiro lá do estádio e tem de tudo que você possa imaginar. Vou colocar uma foto de lá na página do blog no facebook agora, aí você pode entrar lá e ver! Segue o endereço:
    http://www.facebook.com/pages/Beira-do-Caminho/114342768636866

    Grande abraço e obrigada pelo comentário! :)

Postar um comentário