Inspirações de Walt Disney


Como uma eterna e incondicional fã de Walt Disney e suas obras, senti necessidade de elaborar um post levando em conta as várias inspirações que esse ídolo de muita gente, e seus estúdios, após sua morte, tiveram ao criar seus lindos e mágicos personagens! Andei lendo textos sobre lugares que foram usados como inspiração nos desenhos, e resolvi colocar aqui! Vamos lá então:

Castelo da Cinderela
O Castelo da personagem Cinderela, presente no parque Magic Kingdom, foi inspirado em um Castelo ao sudoeste da Baviera, na Alemanha. Isso mesmo, no castelo Neuschwanstein (em alemão, "Castelo novo Cisne de Pedra). É um castelo do século XIX, e considerado um dos maiores cartões postais da Alemanha.

Pinóquio
Este lindo filme Disney, tem como cenário uma pequena aldeia italiana, mas na verdade, seu cenário foi inspirado em uma aldeia medieval mais bem preservada da Europa, pertencente à cidade alemã Rothenburg-ob-der-Tauber. Walt Disney sentiu-se inspirado com suas janelas e portas pequenas, e foi neste cenário mágico que surgiu a ideia do cenário do filme Pinóquio.

Branca de Neve e os Sete Anões
Este belíssimo conto, que encanta todas as gerações tem sua versão original alemã, escrita pelos irmãos Grimm. Branca de Neve (em alemão Schneewittchen), tem uma versão original diferente da que conhecemos. No manuscrito original, uma rainha costurava, no inverno, ao lado de uma janela de negro ébano. Durante a costura, ela acaba costurando o dedo e três gotas de sangue caem na branca neve. Na mesma hora, a rainha pensou que se tivesse uma filha, ela gostaria de que fosse branca como a neve, rubra como o sangue e negra como o ébano. A partir daí, nota-se que a essência dessa linda história é a mesma, mas com essas diferenças, tidas como retoques por Walt Disney.

Zé Carioca
Este Papagaio com esteriótipo do brasileiro foi criado pelo próprio Walt Disney, em sua passagem pelo país. Sendo inspirado pelo jeito descontraído dos cariocas, e pelas piadas sobre papagaios que ganhavam as ruas na época, Walt Disney pensou no personagem tipicamente brasileiro dentro mesmo do Copacabana Palace Hotel. Esse personagem, mais do que mais uma belíssima crianção Disney, significa um elo entre Walt Disney e o Brasil.

Aladin
Aladin (em árabe ʻAlāʼ ad-Dīn) foi um personagem inspirado e criado de acordo com a mais famosa obra árabe, As Mil e uma Noites. Inclusive a história do desenho se passa na Pérsia, atual Irã, na Arábia. Através do desenho podemos conhecer as crenças, costumes e belas paisagens do local.

Hércules
Nome dado pelos antigos romanos aos heróis da mitologia grega. Daí veio o nome de mais um corajoso e encantador personagem Disney!

O Corcunda de Notre Dame
O Corcunda de Notre Dame teve inspiração o livro Notre-Dame de Paris, do autor Victor Hugo. Não preciso nem falar que a história tem como cenário a tão sonhada Paris de todos!

O Rei Leão
Esse lindo filme tem como cenário o coração da savana Africana, sendo os personagens os mais variados animais que compõe esse tipo de ambiente. É um aprendizado e tanto para a criançada!

Mulan
Narrando a lenda de Fa Mulan, essa história tem como cenário a China e seus Costumes, no período da China Imperial e a construção da grande muralha.

Bom, pessoal... o que eu sei que levou Walt Disney e sua equipe a se inspirarem foram esses! Bastante curioso né? Se alguém souber de mais alguma inspiração que eu não citei aqui, é só me enviar um e-mail! Participem!
Espero que tenham gostado!

Até o próximo!

Bibliografia: Wikipedia e Revista Viaje Mais

Read Users' Comments (4)

4 Response to "Inspirações de Walt Disney"

  1. Tiago, on 27 de julho de 2010 às 00:23 said:

    Realmente Walt Disney soube retirar os pequenos detalhes de cada grande fato da história da humanidade e criar histórias maravilhosas que ainda encantam crianças e adultos do mundo inteiro!

    Parabéns pelo excelente texto!

  2. Roberta , on 27 de julho de 2010 às 00:27 said:

    Ele faz desses pequenos detalhes uma forma deliciosa de aprender sobre cada pedacinho do mundo! É encantador, né?

    Obrigada pele mansagem ;)

  3. Ideias aleatorias, on 27 de julho de 2010 às 23:34 said:

    Muito bom o texto! Às vezes a gente assiste aos filmes de Walt Disney mal imaginando que por traz de toda a história existe um cenário real, que inspirou a criação dos melhores filmes infantis!

  4. Roberta , on 6 de agosto de 2010 às 01:39 said:

    Pois é, sempre tem muita história por trás! Fico boba de como tudo é tão bem pensado!
    Beijos e obrigada pelo comentário! :*

Postar um comentário