Verticalização da Pampulha


Esses dias, no trânsito, enquanto ia para a aula, vi em um carro, o adesivo da imagem ao lado. Me chamou a atenção essa forma de protesto, e realmente já ouvira falar várias vezes de possíveis modificações na região da Pampulha. Procurei ler um pouco mais sobre o assunto, e vi que esse protesto teve seu auge no ano de 2008, mas que até hoje assombra os moradores dessa região tão linda da cidade.
Morei por vários anos no bairro São Luiz, perto do aeroporto da Pampulha, e posso dizer que é o bairro mais tranqüilo de Belo Horizonte. Bastante arborizado, com casas lindas e tranqüilas, tendo a lagoa para dar um ar mais “campestre” a essa região, a Pampulha oferece ao Belo Horizontino uma oportunidade de relaxar e curtir um espaço com cenário diferente de outros pertencentes a bairros como Belvedere, Funcionários, Buritis e Serra, onde predominam o cenário urbano, cheios de prédios muito altos e luxuosos, mas com muito pouca vegetação. Como ex moradora do bairro São Luiz posso dizer que o maior orgulho de quem mora na região, é curtir um ar mais fresco, caminhar em volta da lagoa e morar em casas com vistas que não sejam atrapalhadas por prédios. Não é à toa que em finais de semana, o movimento na região da lagoa aumenta consideravelmente, com pessoas buscando áreas tranqüilas para pedalar, caminhar, ou seja curtir com os filhos no parque guanabara ou no parque ecológico. O que aconteceria então se a região arbórea que BH tem como referência, dona de obras de Oscar Niemayer, sofresse uma verticalização, construindo prédios altos e aumentando o comércio de uma área residencial?
Bom, parece que por hora o projeto de Verticalização da Pampulha está descartado. Digo por hora, porque ouvi argumentos para dar continuidade ao projeto, como Copa do Mundo de 2014. Como haverá jogos da Copa no Mineirão, e este está localizado na região da Pampulha, estão avaliando a necessidade de instalações de hotéis próximos à lagoa da Pampulha, facilitando o acesso de turistas ao estádio. De certa forma isso tem sua importância realmente, mas não foi após a decisão de jogos da copa realizados no Mineirão que essas idéias começaram a surgir. Isso vem de antes, de oportunistas imobiliários.
Necessidades de se ampliar o comércio existem, mas temos que avaliar também se não vamos estragar e modificar o cartão postal mais belo de Belo Horizonte, na minha opinião e, além disso, estragar o orgulho dos moradores da região da Pampulha que, em sua maioria, moram por lá geração após geração.

Votem na enquete, dando a sua opinião sobre a verticalização da região da Pampulha.
Qualquer sugestão de post, me mandem um e-mail: robertavonzastrow@gmail.com

Até a próxima!

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Verticalização da Pampulha"

Postar um comentário