"O sertão vai virar mar!"


Almoçando essa semana, vi no Jornal Hoje uma matéria muito interessante sobre a situação do Litoral Brasileiro, com relação ao avanço do mar, modificando esse cenário. É uma situação preocupante para as autoridades, pois o mar avança de modo a exigir iniciativas que evitem a destruição de cidades e construções, projetadas junto à orla. Do Rio Grande do Norte ao litoral do Rio Grande do Sul, barreiras de pedras e bloqueios de todos os tipos são feitos para tentar conter esse avanço, o que resolve a situação apenas por um tempo, uma vez que é impossível conter a força da natureza.
Esse avanço ganha destaque em praias de Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde o mar está avançando a ponto de invadir prédios da orla, destruir calçadas, monumentos e prejudicar o trânsito de pedestres, além do comércio. No interior de Alagoas, dá para ver, no meio das águas do mar, ruínas de casas de pescadores que foram tomadas pelas águas, afirmando a situação de uma natureza retomando seu lugar, que o homem fez questão de tomar.
Essa é uma discussão que está ocorrendo entre estudiosos, que procuram uma causa para esse fenômeno. Seria apenas um fenômeno natural? Pode ser, mas um estudo da Universidade Federal de Pernambuco mostra que algumas das causas desse avanço são as obras marinhas de grande impacto, a ocupação urbana desordenada em direção ao mar, o aterro de áreas de manguezais e a retirada de areia dos leitos dos rios. Uma outra causa também, porém de menor impacto, seriam efeitos naturais, como por exemplo, o Efeito Estufa.
Com isso, podemos observar que o homem, com suas atitudes impensadas, acaba prejudicando o ambiente, fazendo-o voltar-se contra ele mesmo. Dessa forma, podemos começar a imaginar um futuro diferente para nossas praias, refúgio de todos nas férias e feriados. Como será que vai ficar? Será que teremos areia para andarmos e deitarmos? Será que teremos um espaço para comércio, ou até mesmo uma orla como costumamos a ter agora? Essa deve ser uma questão a ser discutida e reavaliada, para que atitudes sejam tomadas, afim de que continuemos tendo nossas praias brasileiras, tão bonitas, únicas e referências de turismo para todo o mundo!

robertavonzastrow@gmail.com >> Novidades, curiosidades e sugestões, é só me enviar um e-mail!
:*

Read Users' Comments (1)comentários

1 Response to ""O sertão vai virar mar!""

  1. Anônimo, on 13 de dezembro de 2009 às 09:53 said:

    Olá Roberta!
    Gostei dos comentários feitos no seu Blog.
    Se o sertão vai virar mar eu não sei, mas que temos que fazer alguma coisa para educar e conscientizar as populações litorâneas para a importância da preservação dos ecossitemas costeiros com urgência isso é verdade.
    Em Alagoas, este ano realizamos através da ONG ATA - Amigos da Terra e da Água a I Campanha de Olho no Litoral, caso tenha interesse em publicar mais informações sobre o assunto pode me contactar pleo e mail marcolyra2@yahoo.com.br

Postar um comentário